Programa de TV realizado por reeducandas dentro da Cadeia Pública Feminina de Votorantim/SP



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TV Cela é finalista em Projeto da Editora Globo











O Projeto TV Cela, realizado por detentas da Cadeia Feminina de Votorantim, através da Associação Cultura Votorantim e Grupo Imagem, está entre os dez finalistas do Projeto Generosidade, da Editora Globo, que realiza uma premiação em dinheiro para o melhor projeto de ação social retratado em uma das revistas da editora. O júri é formado por jornalistas da Editora Globo e parceiros das Organizações Globo: Marcus Aurélio de Carvalho, da Rádio Globo e Joelma Ambrózio, do Canal Futura.
Esta é quarta edição do "Generosidade", que revela e repercute ações e exemplos de gente que faz e promove o bem no Brasil. Ao longo de sete meses, as revistas e os sites da Editora Globo publicaram mais de 200 histórias e 55 reportagens sobre brasileiros que acreditam em seu próprio poder de provocar mudanças. As histórias são tão variadas quanto inspiradoras. São pessoas e entidades que doam seu tempo, trabalho, dinheiro e amor para ajudar alguém. Iniciativas generosas e corajosas.
O TV Cela foi tema da reportagem "Corredor da liberdade", publicada pela Revista Monet em julho de 2010 e escrita pelo jornalista Dafne Sampaio. "Ele nos visitou em uma gravação, juntamente com o fotógrafo Jefferson Dias, e acompanhou todo o processo de realização do programa. Ficamos muito satisfeitos com a reportagem publicada, bem como por fazer parte do "Generosidade", o que foi uma surpresa na ocasião. E agora, novamente, fomos surpreendidos com a notícia de estarmos entre os dez finalistas. Ficamos muito contentes", afirma Luciana Lopez, coordenadora do TV Cela.
Segundo Bizuka Corrêa, coordenadora do Projeto Generosidade da Editora Globo, uma reportagem com os finalistas será publicada na revista Época na edição de 24 de janeiro e também no site. O anúncio do vencedor deve ser feito em 1º de fevereiro. "O trabalho da TV Cela é muito bom e eu fiquei muito contente por ter sido escolhido como um dos finalistas do projeto", declarou Bizuka.
Werinton Kermes, idealizador e coordenador do TV Cela, explica a importância desse reconhecimento. "Sabemos que existem muitas iniciativas direcionadas para a população carcerária, porém nem sempre esses projetos são bem aceitos pelo senso comum. Remamos contra a maré porque sabemos que podemos recuperar muita gente que está sem rumo. Uma das intenções do nosso projeto é diminuir o preconceito e por consequência a desigualdade. E essa visibilidade e reconhecimento que ganhamos através do Projeto Generosidade significa o cumprimento de uma meta", comemora Kermes.
Os nomes dos projetos finalistas e todas as matérias do Projeto Generosidade publicadas pelas revistas da Editora Globo estão na íntegra no site http://www.projetogenerosidade.com.br/.
O Programa "TV Cela" é realizado na Cadeia Feminina de Votorantim desde setembro de 2009 e é uma continuidade do Programa de rádio "Povo Marcado", lançado em 2007. No Projeto, as reeducandas produzem e apresentam um programa de televisão gravado na própria unidade carcerária.
A consultora de comunicação, Míriam Cris Carlos, ressalta o caráter cultural do projeto. "Elas atuam de forma coletiva e cooperativa, assim estimula e habilita ações positivas no grupo, além de promover a criatividade, o respeito às diferenças, o comprometimento e a autonomia. Trata-se um projeto de ressocialização que se propõe a fazer a inclusão através da comunicação", explicou Míriam. TV Cela tem o apoio da Delegacia Seccional de Sorocaba, das Faculdades de Comunicação da Ceunsp, da TV Votorantim  e da ACESP (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo).

Um comentário:

  1. Olha fico muito feliz pela arilma conheço ela faz muitos anos e ela é uma menina batalhadora .

    ResponderExcluir