Programa de TV realizado por reeducandas dentro da Cadeia Pública Feminina de Votorantim/SP



segunda-feira, 11 de abril de 2011

HOJE o "SBT Repórter" exibirá matéria sobre o TV Cela

 

Está previsto para ir ao ar nesta segunda-feira, 11/04, às 23h00 o programa "SBT Repórter" que trará uma reportagem gravada na cidade de Votorantim sobre o projeto TV Cela, realizado na Cadeia Pública Feminina de Votorantim.
A matéria foi realizada pelo apresentador Goulart de Andrade e irá ao ar pelo SBT. Durante das gravações ele destacou que nos seus mais de 30 anos de carreira na televisão e já tendo visitado várias unidades penais do Brasil, nunca tinha se deparado com um projeto de ressocialização "tão criativo e inteligente". "Além de dar a chance para as encarceradas se comunicarem com pessoas diversas, elas ainda podem entrar nas casas das pessoas de uma forma em que o telespectador permita, porque esse telespectador quer saber o que elas têm a dizer. É a oportunidade destas mulheres se redimirem dos seus erros, além de fazer com que a auto-estima delas possa ser retomada, pois além de terem a liberdade privada, elas são punidas pelas péssimas condições em que cumprem suas penas. Saio de Votorantim convencido de que tenho que mostrar esta experiência, desenvolvida pela Associação Cultura Votorantim, para o Brasil e para o mundo. A mídia está sempre mostrando aquilo que não é feito para a recuperação das pessoas que cometem crimes, eu quero mostrar o que é feito", concluiu o jornalista Goulart de Andrade.
A equipe do SBT Repórter acompanhou a entrevista que o artista plástico votorantinense Adriano Gianolla concedeu ao TV CELA. Gianolla foi entrevistado pela reeducanda Arilma Maria dos Santos. As perguntas estavam relacionadas ao universo da arte e da cultura, com ênfase sobre a maneira em que a arte pode transformar vidas.
O projeto TV Cela é coordenado pelos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez. "Queremos que se leve aos sistemas prisionais oportunidades para que estas pessoas possam voltar ao convívio social melhor do quando entrou. A sociedade esquece que todos que vão para trás das grades um dia vão sair, e é óbvio que se não fizermos alguma coisa poderemos ser vitimas deles novamente", diz Kermes.
Luciana Lopez acrescenta que sem o apoio de pessoas voluntárias e parceiros, como o cabeleireiro e maquiador Marcelo Soares, as Faculdades de Comunicação da Ceunsp, a compreensão dos carcereiros, delegados e do Poder Judiciário de Votorantim, um projeto como este não poderia ser realizado. "Para conseguirmos mudar uma realidade, temos que unir forças e não desistir no primeiro empecilho", desabafou Luciana.
O programa TV Cela é uma ação da Associação Cultura Votorantim.

Goulart de Andrade

Goulart de Andrade realiza reportagens especiais para o SBT Repórter. Conhecido pelo jargão "Vem comigo", por décadas esteve à frente do programa "Comando da Madrugada", exibido em várias emissoras.
Foi Goulart de Andrade, que já trabalhou na TVs Rio, Continental, Tupi, Record, Globo, Bandeirantes e Gazeta, quem criou o SBT Repórter, que antes se chamava Eu sou o repórter, em 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário