Programa de TV realizado por reeducandas dentro da Cadeia Pública Feminina de Votorantim/SP



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Programa realizado por detentas estréia oficialmente na TV


O Programa TV Cela, produzido e apresentado por reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Votorantim, estréia neste sábado, às 12h30, na TV Votorantim – Canal 10 da Super Mídia.

As gravações são realizadas desde outubro de 2009, em local improvisado dentro do cárcere, uma “cela-estúdio”. Cerca de 20 programas foram gravados e editados. Mas além das entrevistas, também foram realizadas oficinas de produção, captação de imagem e apresentação. Diversas tomadas de imagens foram realizadas pelas próprias reeducandas, mostrando o dia-a-dia na Cadeia de Votorantim.

O projeto é realizado pela Associação Cultura Votorantim e coordenado pelos jornalistas Luciana Lopez e Werinton Kermes. A iniciativa ganhou destaque na mídia de todo o país, por se tratar de uma idéia considerada inovadora, no sentido de proporcionar a inclusão através da comunicação, de maneira diferenciada.

Algumas edições já tinham sido exibidas por Canais Comunitários do Estado de São Paulo. Segundo os responsáveis, foi uma maneira de testar a audiência e aperfeiçoar as produções. “Por se tratar de algo novo na TV brasileira, tínhamos que sentir o retorno do público, para poder melhorar a produção e a edição”, explicou a jornalista Luciana Lopez. “Agora, com a maior parte dos programas editados e com formatos padronizados, poderemos realizar uma distribuição para todos os canais de TV interessados, desde que as emissoras não possuam finalidade comercial. Assim, as TVs poderão planejar em suas grades de programação um horário semanal fixo para a exibição do Programa”, ressaltou Werinton Kermes.

TV Cela tem o objetivo de retratar e discutir a atual situação da vida em cárcere e também assuntos de interesse geral e variedades. Com duração de 25 minutos, cada programa tem um entrevistado. As reeducandas são responsáveis pela escolha dos entrevistados, construção de pauta, produção e apresentação do programa. Na equipe principal atuam cinco mulheres, que se dividem nas tarefas, porém, indiretamente, todas as interessadas podem participar, pois podem sugerir entrevistados, temas e perguntas, além de acompanhar as gravações. Quando acontecem transferências, outras mulheres passam a integrar a equipe e recebem orientações necessárias dos coordenadores.

O projeto é uma continuação do programa de rádio realizado na cadeia em 2007, o "Povo Marcado", também inédito no país e que gerou o documentário, de mesmo nome, também dirigido por Kermes e Luciana, premiado em diversos festivais, incluindo o de Gramado.

Apesar da atuação voluntária de vários anos no projeto, a jornalista Luciana Lopez ainda sensibiliza-se com as histórias e as condições precárias as quais as encarceradas são submetidas. “Acreditamos que as pessoas que cometam crimes devam ser penalizadas, porém o resgate da dignidade só acontece em condições favoráveis, e infelizmente não é o que ocorre na maior parte dos presídios de cadeias. Tentamos amenizar de alguma forma”, revelou.

A Cadeia Pública Feminina de Votorantim foi construída originalmente para abrigar 48 homens, tempos depois, sem nenhuma adaptação passou a receber mulheres e sua lotação chega a 205 presas. As condições, consideradas precárias, já motivou diversas ações do Ministério Público é outros órgãos. Uma nova unidade prisional, com capacidade para mais de 700 mulheres está sendo construída no munícipio, com previsão para entrega ainda em 2011. Após as transferências, a Cadeia atual será desativada.

A estréia oficial na TV acontecerá neste sábado (04/06). Será exibido o primeiro programa pela TV Votorantim – Canal 10 da Super Mídia, às 12h30, com reprises no domingo, às 17h, segunda-feira, 22h e sexta-feira 19h. Em tempo real também poderá ser assistido pela internet através do site: www.tvvotorantim.com.br. Já estão programadas as exibições de entrevistas dos seguintes convidados: Antonio Carlos, ator ventríloquo do Boneco Zequinha, Luiz Henrique Ferraz, advogado e diretor da OAB de Sorocaba, Márcio Brown, produtor cultural do Movimento Hip Hop, Carlos Augusto Pivetta, Prefeito de Votorantim, Rodrigo Kriguer, presidente da OAB de Votorantim, Supla, cantor e apresentador, Sabrina Parlatore, modelo e apresentadora de TV, Adriano Gianolla, artista plástico, entre outros.

A consultora de comunicação, Míriam Cris Carlos, ressalta o caráter cultural do projeto. "Elas atuam de forma coletiva e cooperativa, assim estimula e habilita ações positivas no grupo, além de promover a criatividade, o respeito às diferenças, o comprometimento e a autonomia”, explicou. Muitas mulheres que participaram do projeto já cumpriram suas penas e agora estão em liberdade. O sentimento de gratidão aos idealizadores do projeto é sempre externado no processo. Edicleusa Gomes, 30, foi uma das primeiras a abraçar a causa. Ela atuou como operadora de câmera, e após conquistar sua liberdade teve a oportunidade de realizar um estágio como cinegrafista na TV Votorantim. Hoje, Edicleusa trabalha em uma empresa e reside com suas três filhas e dois sobrinhos. “Conquistei independência para realizar atividades novas e manter minha família”, disse.

Além do projeto de TV, a Associação Cultura Votorantim também realiza outras intervenções no local, como campanhas e projetos em datas específicas. “Neste momento estamos batalhando para tornar o espaço em um centro cultural, logo após a desativação”, disse Kermes. A presidente da Associação, Mônica Marsal, ressalta a importância da atuação das entidades do terceiro setor. “A sociedade civil tem o dever de contribuir com poder público em projetos sociais, afinal a vida em sociedade acontece de forma compartilhada e as associações, muitas vezes, possuem mais envolvimento com a comunidade, do que o próprio poder público”, afirmou Mônica.

TV Cela tem o apoio do Instituto Imagem, Artes e Inclusão Social, Delegacia Seccional de Sorocaba, Faculdades de Comunicação da Ceunsp, TV Votorantim, Salão Marcelo Soares e da ACESP (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo). A iniciativa conquistou o Selo Cultura Viva e foi finalista do Projeto Generosidade, da Editora Globo.

Mais informações estão disponíveis no site: http://projetotvcela.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário