Programa de TV realizado por reeducandas dentro da Cadeia Pública Feminina de Votorantim/SP



sábado, 13 de março de 2010

Experiência da TV Cela na
.
 Cadeia Feminina será levada a

Brasília

Telma Silvério
Notícia publicada na edição de 13/03/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
 
 
Luciana Lopez, José Augusto de Barros Pupin e Werinton Kermes
Foto: Bruno Cecim

As experiências obtidas com os projetos de ressocialização desenvolvidos na Cadeia Feminina de Votorantim, em especial a TV Cela, serão levadas por seus idealizadores para Brasília/DF, na próxima segunda-feira. O Projeto TV Cela é uma continuação do Povo Marcado, que realizou programas de rádio na Cadeia, apresentado e produzido pelas próprias reeducandas, com apoio de uma equipe externa voluntária. A repercussão em rede nacional de ambos os projetos, inclusive as premiações, chamaram a atenção do Governo Federal, que estuda a criação de um canal via satélite para os reenducandos do sistema prisional, adiantou Werinton Kermes, da Associação Cultura Votorantim.



Ambas as ações desenvolvidas na Cadeia de Votorantim foram idealizadas pela entidade, e têm a parceria da Polícia Civil, sendo o convite estendido ao delegado José Augusto de Barros Pupin, que representa a Delegacia Seccional de Sorocaba. Toda despesa da viagem será arcada pelo Governo Federal. Kermes e Pupin serão recebidos, na tarde da próxima segunda, por representantes dos ministérios da Cultura e da Justiça, e da Secretaria Especial de Direitos Humanos. A jornalista Luciana Lopez, uma das voluntárias nos projetos, explicou que as oficinas para gravação da TV Cela começaram em setembro passado.

Cada programa tem duração de 30 minutos, e tem como objetivo retratar e discutir a situação da vida em cárcere, em especial das reenducandas da unidade de Votorantim. As próprias detentas assumem as tarefas para a concretização dos programas, tais como a elaboração das perguntas a serem feitas aos entrevistados, inclusive sugestão de pessoas que podem ser convidadas para participar do programa, disse Luciana. Exercício que faz elas repensarem, lerem e estudarem, observou Kermes. Elas se sentem reinseridas na sociedade. E o foco é resgatar a dignidade da pessoa humana, destacou Pupin.

A meta da TV Cela é a produção de dez programas que devem ser concluídos até o final deste mês, e distribuídas inicialmente a 48 tevês comunitárias, contou Luciana. Kermes adiantou que no início de abril ocorrerá o lançamento, com a presença de convidados e de entrevistados. Pupin informou que a Cadeia de Votorantim deve sediar o evento, inclusive com telão no pátio para as reenducandas. Além da Associação Cultura de Votorantim e Polícia Civil, a TV Cela tem apoio do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Informações no site www.projetotvcela.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário