Programa de TV realizado por reeducandas dentro da Cadeia Pública Feminina de Votorantim/SP



sexta-feira, 28 de maio de 2010

Detentas da cadeia pública entrevistam Célio Turino

Matheus Casagrande
Folha de Votorantim
O historiador Célio Turino, idealizador do programa Pontos de Cultura, do governo federal, foi o último entrevistado do TV Cela, programa televisivo realizado por detentas da Cadeia Pública Feminina de Votorantim. Turino participou das gravações durante visita que fez à região na segunda-feira (24/05), na qual se reuniu, posteriormente, com os responsáveis por cinco novos pontos de cultura a serem criados em rede em Sorocaba. Ele também passou pela redação da Folha de Votorantim, acompanhado de seu colega de PCdoB Gabriel Bitencourt.
Além de cuidar das articulações de sua pré-candidatura a deputado federal, Célio Turino tem, nos encontros, mobilizado sobre campanha que visa pressionar o Legislativo a transformar o programa Pontos de Cultura em lei – “para que não acabe com a mudança de governo”, ele explica. Parte dessa campanha é o Ato em Defesa da Cultura Viva, que será realizado no próximo dia 30, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. A concentração do cortejo será às 15 horas na estação Barra Funda.
Por onde passa (e as viagens têm sido muitas), Célio Turino aproveita também para falar de seu último livro, Ponto de Cultura – O Brasil de baixo para cima, lançado em novembro do ano passado. Na redação da Folha, não foi diferente. “É sobre um Brasil subterrâneo”, resume Turino.
O livro já caminha para a sua segunda edição, sendo que a primeira foi de cinco mil exemplares. “Todo o dinheiro da venda vou reverter para minha campanha”, explica o historiador. Na região, Turino vai dobrar com Gabriel Bitencourt, pré-candidato a deputado estadual. Justamente visando sua candidatura, ele deixou o cargo de secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, que ocupou por quase seis anos, de 2004 a 2010.
Atualmente, segundo o próprio Turino, existem mais de três mil “pontos de cultura” no Brasil, que atendem a mais de dez milhões de pessoas. “A proposta do Ponto de Cultura é de autonomia e protagonismo da sociedade, tendo a cultura enquanto processo e não enquanto produto”, diz o historiador. Na prática, o programa consiste em subsidiar, por meio de editais públicos, projetos de desenvolvimento cultural junto à sociedade. Se aprovado dentro dos critérios estabelecidos, o local passa a ser considerado “ponto de cultura” e recebe o apoio de três parcelas anuais de R$ 60 mil, totalizando R$ 180 mil.
Célio Turino adianta que Votorantim terá, em breve, cinco “pontos de cultura”, mas não pôde dar mais detalhes, alegando desconhecimento por não estar mais no Ministério.
Nas eleições deste ano, o PCdoB irá apoiar o PT na corrida presidencial e ao governo do Estado, respectivamente, os candidatos Dilma Rousseff e Aloizio Mercadante. À Assembleia Legislativa, o partido formará “chapa pura”; à Câmara Federal, a chapa será de coligação ao PT, assim como ao Senado, em defesa dos nomes de Marta Suplicy e Netinho de Paula.
TV Cela
Desenvolvido na Cadeia Pública Feminina de Votorantim, o TV Cela é uma continuidade à proposta do programa de rádio realizado na unidade em 2007, o Povo Marcado. Ambos foram idealizados pelo jornalista Werinton Kermes. O programa de rádio foi realizado pela Secretaria de Cultura, quando ele era o titular. Paralelamente ao cargo político, Kermes realizou o documentário Povo Marcado, justamente com o propósito de divulgar o projeto homônimo. O resultado foi premiações em diversos festivais, como, por exemplo, o de Gramado, ano passado.
Depois de exonerado do cargo, Kermes retomou as atividades junto à cadeia com a Associação Cultura Votorantim. O TV Cela é exibido na TVV (canal 10 da TV a cabo, administrado pela ACV) e em outras emissoras comunitárias do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário