Programa de TV realizado por reeducandas dentro da Cadeia Pública Feminina de Votorantim/SP



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Folha de Votorantim
publicado em 24/11/2009

.
texto: Matheus Casagrande

Pivetta é entrevistado



por detentas no TV Cela

.


.
O prefeito Carlos Pivetta foi um dos entrevistados nas gravações de ontem do "TV Cela", programa realizado na Cadeia Pública Feminina de Votorantim pelas próprias detentas, com o objetivo de mostrar a realidade prisional e discutir questões ligadas à vida das mulheres encarceradas.

Durante as gravações, Pivetta defendeu a interdição da unidade. "Já era para estar interditada. Os pedidos para isso são muito fortes. A juíza [Graziela Biazzim] já solicitou, o Ministério Público já solicitou, o delegado Pupin está lutando para isso. A sociedade quer a interdição", disse o prefeito. "Tirar a liberdade. É isso o que o estado determina. E não tirar a dignidade."

Pivetta também revelou, durante a entrevista, que irá a São Paulo na próxima quinta-feira, junto da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), para uma audiência com o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, a pedido do mesmo. Na ocasião, será discutida a construção do novo CDP Feminino. "Acredito que o projeto da TV Cela é importante porque nos faz refletir a realidade. No contato direto com elas, neste local, entendemos melhor o que acontece com essas quase 150 mulheres", comenta o prefeito.

As gravações foram acompanhadas pelo delegado José Augusto de Barros Pupin, ex-titular da Delegacia Central do Município. "Eu ainda não deixei a cidade. Mantenho minha preocupação com a cadeia e quero acompanhar de perto o que está acontecendo, sobretudo com este projeto", disse o delegado, que continua titular da Delegacia da Infância e Juventude (Diju) de Sorocaba. Ao final da entrevista, Pivetta e Pupin conversaram com as detentas a respeito das tentativas de interditar a unidade e construir uma nova.

Logo depois de Pivetta, as reeducandas gravaram o programa com o sociólogo da Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso) Mario Miranda Junior. Especialista em Direitos Humanos pela USP e pesquisador da situação carcerária, Miranda atualmente atua no projeto Carpe Diem, realizado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, no bairro Aparecidinha.



Mário Miranda é entrevistado no TV Cela


O projeto

"TV Cela" é uma continuação do projeto "Povo Marcado", que realizou programas de rádio na Cadeia. O programa é apresentado e produzido pelas próprias reeducandas, que recebem apoio de uma equipe externa voluntária, da SoroMídia e da Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), que edita os programas. Já foram gravados programas com os deputados estaduais Hamilton Pereira (PT) e Maria Lúcia Amary (PSDB) e com o delegado José Augusto de Barros Pupin.

A idealização e coordenação do projeto televisivo são de duas entidades culturais do terceiro setor de Votorantim, criadas na cidade por artistas, jornalistas e estudantes: Associação "Cultura Votorantim" e Associação Audiovisual de Votorantim "Francisco Beranger".

De acordo com a jornalista Luciana Lopez, que faz parte da equipe voluntária que coordena o projeto, a meta inicial é a produção de dez programas. "Depois, iremos avaliar a possibilidade de gravar mais dez, mesmo porque a cadeia passa por um processo de interdição", afirma.

Os programas serão exibidos na TV Justiça, no TVV (canal 10 da TV a cabo), na TV COM (canal 7 da TV a cabo em Sorocaba) e em outras emissoras comunitárias do Estado de São Paulo. Os coordenadores do projeto são os jornalistas Luciana Lopez e Werinton Kermes, a doutora em comunicação Míriam Cris Carlos, a produtora Mônica Marsal e o cinegrafista José Valério.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário